A Chave dos Processos de Negócio

Modelagem de Negócios

As Abordagens para Gerenciamento de Processos de Negócio não precisam ser longas, complexas ou caras.

O que são os Processos de Negócio?

São os Processos automatizados mais os processos manuais do seu negócio físico ou online.

São uma vantagem competitiva, pois ajudam, e muito, a alavancagem dos resultados.

A avaliação, definição e acompanhamento de métricas e dos processos de trabalho são fundamentais para correção de rumos e aproveitamento de oportunidades.

É possível administrar o crescimento, escalando o negócio por intermédio da visão de processos de negócio, gerando uma base de informações para gestão.

Havendo medição, o comportamento humano é outro.

Envolve colaboradores, fornecedores e parceiros do negócio, além de indicadores  ligados ao desempenho da empresa como um todo.

Inclui métricas de vendas, financeiras e visão do preço das falhas, entre outras.

Torna possível a realização de ações corretivas e de ações preventivas que eliminem a causa raiz de ineficiência, ineficácia e custos.

Quando verificamos a forma de trabalho e os problemas recorrentes, por vezes sem uma abordagem que considere o circuito de trabalho e envolvidos, não conseguimos identificar os pontos críticos que são as raízes destes problemas.

As ações estarão limitadas a uma visão corretiva e de curto prazo, sem a capacidade de serem evolutivas.

A Chave dos Processos de Negócio

Os resultados deste tipo de trabalho trazem competitividade e até mesmo redução de custos.

As inúmeras oportunidades de melhoria vão surgindo, além da possibilidade de aplicar indicadores de desempenho que podem fazer toda a diferença na gestão do negócio.

Como Resolver

Estude e direcione o conjunto tecnologia + processos + pessoas, assegurando alinhamento da ações aos seus objetivos de negócio.

O raciocinar processos de negócio parte do princípio de considerar as ligações com o todo e não somente as partes; 

Os resultados finais e não os meios; os clientes e não apenas os tratamentos e, principalmente, os resultados e não apenas os mecanismos.

O que fazer

Avalie o impacto e complexidade da transformação com base em macro processos, evitando detalhamentos desnecessários.

Gerencie as mudanças, abrangendo desde a definição ou redefinição de áreas, produtos e processos do negócio, até a implementação do produto final.

Faça a avaliação funcional de soluções em tecnologia (softwares, aplicativos e etc) em função das prioridades identificadas.

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