Administrar Melhor Seu Negócio | 7 Pontos Importantes

Ao administrar melhor seu negócio, aumente as suas chances de sucesso.

1. Monte o Plano de Negócios

Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender.

Posicione sua empresa de forma competitiva.

planejamento estratégico

No direcionamento, defina prioridades e etapas e a abrangência de cada uma.

Em seguida, crie planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir os resultados, conforme os objetivos e metas de negócio estabelecidos ao início.

2. Promova melhorias contínuas

Inove nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão.

Essencial para garantir o crescimento do negócio.

Ouça as contribuições de colaboradores e busque informações no mercado, sempre.

3. Como administrar as finanças do seu negócio

No dia a dia, ter seu fluxo de caixa planejado para ao menos um ano, ajuda e muito!

O retorno do trabalho de montar seu fluxo de caixa é poder administrar os recursos financeiros no tempo.

Saber qual o melhor momento para a compras de materiais e serviços, o pagamento de despesas e dos investimento necessários ao negócio.

Monte seu DRE | Demonstração do Resultado do Exercício

O relatório serve para o empresário saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não. 

Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida.

Após esse passo, retira os gastos variáveis e obtém a sua margem de contribuição.

Depois, subtrai os gastos fixos para chegar no lucro operacional.

Por fim, após retirar o imposto de renda, chega no valor final do seu lucro líquido.

Saiba então se o seu negócio está sendo lucrativo, e, volte aos ajustes se necessário.

4. Calcule o seu preço de produto ou serviço

Aqui temos um ajuste importante, que deve considerar a estrutura financeira do seu negócio.

Não olhe só o preço de mercado.

Analise os custos de insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tributária da empresa.

Se o valor ficar acima do mercado, repense sua margem de lucro para conseguir se adequar.

5. Organize as informações

Monte uma forma de trabalho organizada.

Use a abordagem para gestão dos processos de negócio.

Inclua ferramentas e tecnologias eficazes para atender as necessidades de gestão.

Obtenha sempre informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento.

6. Ouça os clientes

Organize a carteira de clientes, agrupando-os por perfis similares (quem é a persona do seu negócio?), identifique suas necessidades e defina serviços e produtos mais adequados para atendê-los.

Considerando as diferenças de cada cliente, é possível divulgar e oferecer produtos e serviços no canal mais adequado para atingi-los e despertar o interesse.

Ouvir as reclamações e sugestões também é importante, pois é a melhor forma de identificar as oportunidades de melhoria.

7. Controle o desempenho do negócio

Crie indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio. 

Os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, entre outros.

Montar o Seu Planejamento Estratégico