Ao administrar melhor seu negócio, aumente as suas chances de sucesso.
1. Monte o Plano de Negócios
Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender.
Posicione sua empresa de forma competitiva.
No direcionamento, defina prioridades e etapas e a abrangência de cada uma.
Em seguida, crie planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir os resultados, conforme os objetivos e metas de negócio estabelecidos ao início.
2. Promova melhorias contínuas
Inove nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão.
Essencial para garantir o crescimento do negócio.
Ouça as contribuições de colaboradores e busque informações no mercado, sempre.
3. Como administrar as finanças do seu negócio
No dia a dia, ter seu fluxo de caixa planejado para ao menos um ano, ajuda e muito!
O retorno do trabalho de montar seu fluxo de caixa é poder administrar os recursos financeiros no tempo.
Saber qual o melhor momento para a compras de materiais e serviços, o pagamento de despesas e dos investimento necessários ao negócio.
Monte seu DRE | Demonstração do Resultado do Exercício
O relatório serve para o empresário saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não.
Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida.
Após esse passo, retira os gastos variáveis e obtém a sua margem de contribuição.
Depois, subtrai os gastos fixos para chegar no lucro operacional.
Por fim, após retirar o imposto de renda, chega no valor final do seu lucro líquido.
Saiba então se o seu negócio está sendo lucrativo, e, volte aos ajustes se necessário.
4. Calcule o seu preço de produto ou serviço
Aqui temos um ajuste importante, que deve considerar a estrutura financeira do seu negócio.
Não olhe só o preço de mercado.
Analise os custos de insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tributária da empresa.
Se o valor ficar acima do mercado, repense sua margem de lucro para conseguir se adequar.
5. Organize as informações
Monte uma forma de trabalho organizada.
Use a abordagem para gestão dos processos de negócio.
Inclua ferramentas e tecnologias eficazes para atender as necessidades de gestão.
Obtenha sempre informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento.
6. Ouça os clientes
Organize a carteira de clientes, agrupando-os por perfis similares (quem é a persona do seu negócio?), identifique suas necessidades e defina serviços e produtos mais adequados para atendê-los.
Considerando as diferenças de cada cliente, é possível divulgar e oferecer produtos e serviços no canal mais adequado para atingi-los e despertar o interesse.
Ouvir as reclamações e sugestões também é importante, pois é a melhor forma de identificar as oportunidades de melhoria.
7. Controle o desempenho do negócio
Crie indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio.
Os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, entre outros.