A Chave dos Processos de Negócio
Modelagem de Negócios
As Abordagens para Gerenciamento de Processos de Negócio não precisam ser longas, complexas ou caras.
O que são os Processos de Negócio?
São os Processos automatizados mais os processos manuais do seu negócio físico ou online.
São uma vantagem competitiva, pois ajudam, e muito, a alavancagem dos resultados.
A avaliação, definição e acompanhamento de métricas e dos processos de trabalho são fundamentais para correção de rumos e aproveitamento de oportunidades.
É possível administrar o crescimento, escalando o negócio por intermédio da visão de processos de negócio, gerando uma base de informações para gestão.
Havendo medição, o comportamento humano é outro.
Envolve colaboradores, fornecedores e parceiros do negócio, além de indicadores ligados ao desempenho da empresa como um todo.
Inclui métricas de vendas, financeiras e visão do preço das falhas, entre outras.
Torna possível a realização de ações corretivas e de ações preventivas que eliminem a causa raiz de ineficiência, ineficácia e custos.
Quando verificamos a forma de trabalho e os problemas recorrentes, por vezes sem uma abordagem que considere o circuito de trabalho e envolvidos, não conseguimos identificar os pontos críticos que são as raízes destes problemas.
As ações estarão limitadas a uma visão corretiva e de curto prazo, sem a capacidade de serem evolutivas.
Os resultados deste tipo de trabalho trazem competitividade e até mesmo redução de custos.
As inúmeras oportunidades de melhoria vão surgindo, além da possibilidade de aplicar indicadores de desempenho que podem fazer toda a diferença na gestão do negócio.
Como Resolver
Estude e direcione o conjunto tecnologia + processos + pessoas, assegurando alinhamento da ações aos seus objetivos de negócio.
O raciocinar processos de negócio parte do princípio de considerar as ligações com o todo e não somente as partes;
Os resultados finais e não os meios; os clientes e não apenas os tratamentos e, principalmente, os resultados e não apenas os mecanismos.
O que fazer
Avalie o impacto e complexidade da transformação com base em macro processos, evitando detalhamentos desnecessários.
Gerencie as mudanças, abrangendo desde a definição ou redefinição de áreas, produtos e processos do negócio, até a implementação do produto final.
Faça a avaliação funcional de soluções em tecnologia (softwares, aplicativos e etc) em função das prioridades identificadas.